Sistema de Ar Condicionado Central – Mundial Refrigeração

SISTEMA AR CONDICIONADO CENTRAL

QUER SABER MAIS?

Preencha os campos abaixo e solicite um contato:

DESCRIÇÃO

Esse sistema é indicado para grandes projetos por causa do seu alto custo sendo que em longo prazo são mais eficientes no uso de energia. É muito fácil identificar estes aparelhos, pois utilizam um conjunto de máquinas de grande porte. Geralmente as torres de refrigeração ficam localizadas no topo ou ao lado de edifícios. O condensador fica integrado à torre de arrefecimento, recebendo água à temperatura ambiente ao gás refrigerante, o que faz diminuir a temperatura do mesmo antes de passar pelo compressor. Sem o condensador, o compressor teria de trabalhar muito para comprimir gás refrigerante quente, gerando maior consumo de energia e, por sua vez, mais gastos. Esse sistema se assemelha bastante ao ar dutado, visto que a distribuição do ar é feita da mesma forma. O sistema, juntamente com a rede de dutos deve ser feita previamente, caso contrário as obras serão extensas.


Temos o
fan-coil: A água gelada que sai do sistema é distribuída pelo edifício dentro de tubulações. Em cada andar existe uma ou mais máquinas, chamadas de fan-coil. Por dentro do fan-coil, além de tubos em forma de serpentina, há um ventilador que joga o ar por entre essas tubulações. Este ar perde calor, fica frio e é conduzido à rede de dutos espalhada pelo escritório. Entre as vantagens do sistema central está a concentração da grande carga elétrica junto ao chiller, o que dispensas tomadas especiais em outros pontos da edificação. Ele é o mais adequado para projetos que prevêem o insuflamento de ar pelo piso ou o chamado “teto frio”, geralmente é utilizado em Shoppings Centers.

O Termoacumulação: Esta tecnologia utiliza de uma forma de “acumular frio” em horários estratégicos o qual o consumo de eletricidade fica mais barato (geralmente à noite). Isso possibilita que o uso de compressores durante o dia seja reduzido. Este sistema necessita ser projetado através de softwares para acumular água gelada além de seus equipamentos terem que trabalhar com duas temperaturas. Uma para fazer gelo e outra para refrigeração normal. Para que a água não congele, usa-se um aditivo especial. A eficiência dependerá da quantidade de gelo utilizada no processo.

O  VAV: A sigla significa Volume de Ar Variável. O uso ideal para este sistema é quando o projeto em questão abriga salas fechadas. O VAV é um mecanismo composto por válvulas de vazão que possuem um termostato individual. Quando ligadas eletronicamente a um computador central para controle do fluxo de ar, as válvulas conseguem dirigir a temperatura de cada ambiente. O sistema VAV é usado em uma variedade de locais, incluindo lojas de varejo, auditórios, espaços de escritórios e algumas casas maiores.

IMAGENS

 

 

Precisa de ajuda?

Ligue:
(13) 3301 - 6006
(13) 3027 - 2266