Regulamentada – Mundial Refrigeração

Regulamentada


O que é PMOC ?

Por determinação do Ministério da Saúde (Portaria nº 3.523) e ANVISA (RE nº 9), todo estabelecimento que possua sistema de climatização artificial, seja apenas um equipamento individual ou a soma de equipamentos que totalizem a capacidade a partir de 60.000BTU/H , estes estabelecimentos, devem obter seu Plano de Manutenção Operação e Controle, uma espécie de diário de bordo do sistema climatizado, onde todas as etapas e ocorrências de sua manutenção, são devidamente executadas e documentadas de acordo com as normas técnicas.

A finalidade do PMOC, visa garantir e atestar a qualidade do ar no ambiente, em favor da preservação da saúde das pessoas bem como, especificar a carga térmica ideal do equipamento mediante o tipo de atividade desenvolvida no local.

cont no sabado

 

 Quais os riscos que assumo sem o PMOC ?

copiar

licencas  Licenças médicas e processos na justiça

 movidos por pessoas que (de fato ou supostamente)
foram contaminadas pela má qualidade do ar.


O que é PPRA ?

PPRA é o Programa de Prevenção de Riscos Ambientais.

PPRA é a NR (Norma Regulamentadora) nº9 – NR9 e foi estabelecido pela Secretaria de Segurança e Saúde do Trabalho, do Ministério do Trabalho, por meio da Norma Regulamentadora NR 9, Portaria 3214/78 com objetivo de definir uma metodologia de ação para garantir a preservação da saúde e integridade dos trabalhadores face aos riscos existentes nos ambientes de trabalho.

É um documento de ação contínua, um programa de gerenciamento que deverá permanecer na empresa á disposição da fiscalização juntamente com o roteiro das ações a serem implantadas e as metas do PPRA.

QUAL É O OBJETIVO DO PPRA ?
Estabelecer uma metodologia de ação que garanta a preservação da saúde e integridade dos trabalhadores, frente aos riscos dos ambientes de trabalho.

QUAIS SÃO OS RISCOS AMBIENTAIS ?
Para efeito do PPRA, os riscos ambientais são os agentes físicos, químicos e biológicos existentes nos ambientes de trabalho que, em função de sua natureza, concentração, intensidade e tempo de exposição, são capazes de causar danos à saúde dos trabalhadores.

 

O que é PCMSO ?

O PCMSO é o  Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional.

 O PCMSO é um programa de assistência médica elaborado unicamente por médico do trabalho e implantado em sua empresa em benefício dos funcionários, no que diz respeito à prevenção de danos causados à saúde por condições de trabalho adversas ou agentes nocivos existentes no meio ambiente.

 O PCMSO é um programa que especifica procedimentos e condutas a serem adotadas pela empresa em função dos riscos aos quais os empregados se expõem no ambiente de trabalho, evitando que adoeçam ao exercer sua função.

 Este programa a ser desenvolvido anualmente é o responsável pela saúde dos trabalhadores dentro de uma empresa.

POSSO SER MULTADO PELA FALTA DESTES PROGRAMAS ?
 Sim, a multa pode variar de 1.129 ufir a 3.884 ufir. Em caso de reincidência a multa sobe para 6.304 ufir. Porém a multa é o problema menos. Caso um funcionário venha a contrair qualquer doença ocupacional, os empregadores respondem judicialmente pelo dano causado. Indenizações e os custos processuais assumem valores elevadíssimos podendo comprometer a saúde financeira dos condomínios.

 

O que é ASO ?

O ASO é um Atestado de Saúde Ocupacional 

 É um documento emitido por médico do trabalho para informar a empresa se o funcionário está apto ou inapto para a realização de suas funções dentro da empresa de acordo com os riscos ao qual este funcionário será exposto no exercício de suas funções.

 Sendo exigido pela norma regulamentadora nº 07 do ministério de trabalho, e Emprego, o ASO é o comprovante que o empregado avaliado em exame Clínico ocupacional.

QUAL É O OBJETIVO DO ASO ?

O objeto do ASO é verificar o estado de saúde física e mental do trabalhador, avaliando se ele está em condições de exercer ou continuar exercendo determinada função na empresa.

 Além disso, os exames periódicos servem para avaliar os riscos a que o trabalhador está exposto durante o trabalho e como esses riscos afetam sua saúde, facilitando ajustes para tornar o ambiente laborativo mais saudável.

 


 

FISCALIZAÇÃO E REGULAMENTAÇÃO

                                   

 

                                

 

 


 

FAZEMOS SEU PMOC

    Obtenha Conformidade

Elaboramos e mantemos o PMOC para que seu estabelecimento cumpra com os requisitos exigidos pelos órgãos regulamentadores.

Alguns itens supervisionados pelo Plano de Controle

 

  • Identificação e Localização

Das áreas e equipamentos que compõem o sistema de climatização.

  • Manutenção periódica

Plano de controle por período de realização da manutenção.

  • Atividades Detalhadas

Detalhamento das atividades a serem realizadas, com os registros de sua execução.

  • Relatórios

Informativos dos equipamentos e suas atividades de manutenção.

  • Responsabilidade Técnica

Profissional habilitado (ART).

  • Manutenção Segura

Procedimentos de limpeza e manutenção segura que não ofereçam riscos a saúde das pessoas.

  • Plano de Emergência

Recomendações e precauções em situações de falha do equipamento e emergência.


 

BENEFÍCIOS E VANTAGENS

É no verão, quando as temperaturas aumentam que o ar-condicionado é mais exigido. E é justamente nesses momentos que ele costuma deixa-lo na mão. Com o PMOC de ar condicionado, você passa a ter uma Melhor Gestão da Manutenção de todo o Sistema, resultando:

2 Evita custos com manutenções avulsas

 2Aumento da vida útil dos equipamentos

 2Maior eficiência

 2Redução de gastos com energia elétrica

 2Melhor qualidade do ar nos ambientes climatizados

 

SUPORTE QUALIFICADO

Com nosso Qualificado Suporte Técnico, sua empresa recebe

cobertura total de nossa Responsabilidade Técnica.

Trabalhamos em conformidade com as normas.